Mas.. por que roupas biodegradáveis?
Atualizado: 19 de set. de 2021
Antes disso, o que significa algo ser biodegradável? As Nossas Roupas são feitas com Materiais Naturalmente Biodegradáveis, do Fio ao Tingimento.
Algo ser biodegradável quer dizer que pode ser decomposto ou destruído pela ação de um agente biológico como microrganismos, bactérias etc. A Cabeza de Planta utiliza procedimentos e materiais ecologicamente corretos. As matérias-primas são fibras à base de Plantas como: - Cânhamo - Bambu - Linho - Viscose - Flor de Lótus - Soja Todas essas Plantas são cultivadas de forma consciente, em um local próximo à Fábrica. Elas não precisam de tanta água para o cultivo como o Algodão, gerando uma economia para Os Produtores e produzindo menos impacto ao Meio Ambiente.
Você sabia que
para se fazer uma única calça jeans
são usados em média
11 mil litros de Água!
Mas aqui na Cabeza de Planta, já que os tecidos são biodegradáveis, quando sua roupa chegar ao ponto de precisar ser descartada, basta jogá-las na terra ou na sua composteira caseira (------incluir link para vídeo explicando compostagem ------) para servirem de adubo para As Plantas!
Quer saber mais?
- A indústria da moda é a 2a maior poluente do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera - Estima-se que metade das peças de fast fashion sejam descartadas antes de completarem um ano de uso - Menos de 1% do material utilizado para fazer vestimentas é reciclado e transformado em novos modelos - Em média, 87% das vestes acabam incineradas ou em aterros sanitários Essas informações, reunidas pela Ellen MacArthur Foundation - instituição inglesa que estuda alternativas para uma economia circular - mostram 2 dos principais problemas do setor: Excesso de Produção e Desperdício Rápido Quer saber mais ainda? Precisamos diminuir o ritmo intenso de fabricação têxtil. O crescimento no volume de microplástico saído de roupas sintéticas que acabarão no mar até 2050 pode ultrapassar 22 milhões de toneladas, segundo o relatório "A New Textiles Economy: Redesigning Fashion's Future*", da Ellen MacArthur Foundation. *"Uma Nova Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda" da Fundação Ellen MacArthur. O tecido biodegradável não é a única solução para diminuir o impacto do setor. Reutilizar o que já foi produzido é importantíssimo e reciclar o máximo possível também.
